O dia "C" (de cesárea)


NASCIMENTO
Nós nascemos às 22:01 (Maria Angélica Bastos Lombardo Cuêvas da Costa) e 22:02 (Ana Luiza Bastos Lombardo Cuêvas da Costa) do dia 18, num dia bonito , sexta-feira , do mês maio e do ano 2012
Na cidade Rio de Janeiro e no estado RJ
Na maternidade Perinatal Laranjeiras , rua das Laranjeiras , n° 445
Somos filhas e nosso pai se chama: Vinícius Cuêvas da Costa e nossa mãe é Hélida Bastos Lombardo Cuêvas da Costa
Nossos avós paternos são: Marco Antônio Totino da Costa e Sônia Maria Cuêvas da Costa
Nossos avós maternos são: Hélio Lombardo e Maria Angélica Bastos Lombardo

O médico que nos trouxe ao mundo foi o Dr.: Arnaldo Araújo Fernandes de Oliveira de cara séria.

Foi cesariana e não demorou quase nada!

Maria Angélica: Chorei logo que nasci e não tive problemas.
Ana Luiza: Chorei logo que nasci e não tive problemas.

Maria Angélica: O meu peso é 2.685kg
A minha altura é 45 cm
O perímetro da minha cabeça é 32 cm

Ana Luiza: O meu peso é 2.320kg
A minha altura é 44 cm
O perímetro da minha cabeça é 31,5 cm

Dizem que é assim mesmo, que o perímetro da cabeça deve ser superior ao do tórax em media de dois centímetros. Dizem os parteiros, onde passa a cabeça passa o corpo.

Maria Angélica: Tenho olhos claros. Meu cabelo é cor Castanho claro.
Meu grupo sanguíneo RH A+.
Ana Luiza: Tenho olhos claros. Meu cabelo é cor Castanho claro.
Meu grupo sanguíneo RH A+.

O da nossa mãe é RH A- e o do nosso pai é RH A+.
O pediatra que nos examinou foi o Dr.: Lucia Abrahão
Ela colocou OK na nossa ficha, mas assinalou: 

Maria Angélica: tinha uma marca, sinal, mancha, onde? Nuca
e mais o seguinte: _____________________________________________________________
Ana Luiza: tinha uma marca, sinal, mancha, onde? Nuca
e mais o seguinte: Um sinal de sangue apareceu no início de Junho, no peito, do lado direito.

Na hora que a gente nasceu, só a vovó Beth (além do papai, que estava no centro cirúrgico com a mamãe) estava para assistir a gente pelo telão do berçário. Papai falou que ela gritava "Obrigada, meu Deus!!!" tão alto que ele ouvia lá de dentro! Mais tarde que chegou todo mundo!

A nossa primeira enfermeira foi Lúcia. Gostamos dela porque falava baixinho e nos segurava.

No berçário haviam outros bebês, 6 meninas e 6 meninos.

Fomos levados pela enfermeira para conhecer nosso pai e nossa mãe, no dia 19/05 ás 16:00. (demoramos em ver nossa mãe, pois nosso pai esqueceu de deixar as coisas para a mamãe tomar banho e se arrumar e nós só podíamos ir depois dela tomar banho... mamãe teve de esperar papai buscar vovó e depois ir para a maternindade...)
No quarto não tinha ninguém, só eles.

*Na verdade, mamãe estava na UTI Materna, pois a mamãe teve pressão alta e por isso nascemos de surpresa, já que queriam que nascêssemos dia 21/05...

*Tivemos muita sorte, pois quando nascemos, todos os quartos estavam lotados e mamãe tinha que liberar o leito da UTI para outra pessoa. Ofereceram a suíte 615, onde ficamos muito bem instaladas até o dia de ir embora!

Fomos levadas para mamar pela primeira vez no dia 19/05 às 16:00 horas.

Maria Angélica: Não tive dificuldades no início em pegar o bico do peito, logo aprendi e como é bom o leite de minha mãe. Que sensação agradável estar encostada a ela.

Entretanto minha mãe não tinha bastante leite, eu ficava com fome e me ofereceram leite Aptamil que gostei. O meu modo de mamar era folgado.

Ana Luiza: Não tive dificuldades no início em pegar o bico do peito, logo aprendi e como é bom o leite de minha mãe. Que sensação agradável estar encostada a ela.
Entretanto minha mãe não tinha bastante leite, eu ficava com fome e me ofereceram leite Aptamil que gostei. O meu modo de mamar era folgado.

Maria Angélica: O meu umbigo caiu no dia 27/05 às 9:00 horas. Tomei meu primeiro banho inteiro no dia 21/05 e quem me deu foi a  enfermeira, ainda na maternidade.
Ana Luiza: O meu umbigo caiu no dia 29/05 às 2:00 horas. Tomei meu primeiro banho inteiro no dia 21/05 e quem me deu foi a a  enfermeira, ainda na maternidade.

*Com 5 dias, mamãe e papai nos levaram para fazer o teste do pezinho e depois fomos furar as orelhas na Banzai (na Saens Peña) e nem reclamamos. O teste do pezinho foi que choramos muito e a mamãe também chorou muito com a gente!

*Quando estávamos com 10 dias, mamãe teve dengue, ficou com muito pouco leite e perdemos muito peso. Dra. Rosa passou para tomarmos o leite Aptamil H.A e nos demos muito bem, engordando rapidinho e ficando mais felizes!

No dia 06/06/12 nos deram para tomar uma vacina que é o BCG, foi a nossa 1ª vacina. Até que não é muito enjoativa, tivemos ou não cólicas. Foi bom que nos dessem para nos proteger contra tuberculose.

*Na verdade, a primeira vacina nós saímos da maternidade com a vacina da Hepatite B tomada e tomamos a BCG no posto, alguns dias depois.

Nossas primeiras fotos (ainda na maternidade):


Ana Luiza

Maria Angélica



Recebemos muitas visitas na maternidade, e que foram: Vovó Beth, vovô Marco, vovó Neusa Maria e vovô Roberto, tia Patrícia, tio Rogério e primo Bernardo, tia Paula e tio Renan, vovó Naná, Bisa Neuza, tia Renata, tia Luana e tio Ian, tia Dani, tia Marcia e Matheus.

Os presentes que ganhamos e de quem: Carrinho duplo da vovó Naná; bebês conforto (cadeirinha do carro) das dindinhas Paula e Patricia; bonequinhas de pano da vovó Pepi; quarto e berços da vovó Beth; brinquinhos da vovó Neusa Maria; roupinhas de Londres da dindinha Patricia, babadores da Suíça da tia Ana Amélia; roupinhas e meias dos EUA da dindinha Paulinha; pulseirinhas com nossos nomes da tia Plínia; entre outros!
Nosso pai registrou nosso nascimento no Cartório na própria maternidade, na rua das Laranjeiras, 435,  no dia 21/05 (segunda, pois o cartório não estava aberto no sábado e nascemos sexta à noite) e foram testemunhas nosso avô Marco, ainda dentro do prazo legal e não teve de pagar multa.
Agora somos gente! Nosso pai é mito esperto, pediu logo várias cópias da nossa certidão de nascimento porque vamos precisar mais tarde para uma porção de coisas.




Fomos para casa dia 22/05, terça-feira para o Engenho Novo (na casa da vovó Beth), mas nosso endereço é na Tijuca. Mas só vamos para lá quando estivermos maiores, pois a mamãe não consegue ficar sozinha conosco!!!

Temos um quarto só para a gente. Na nossa casa, temos, mas aqui na casa da vovó, temos que dividir com papai e mamãe...
A cor dos nossos berços era branco com lilás.
Ficamos muito aborrecidas com as visitas que começaram a aparecer, falando alto, acendendo a luz para nos ver e ficavam debruçados querendo nos pegar. Porém, vieram muitas visitas bem comportadas, falavam baixinho, me espiavam e iam conversar em outro quarto.
O nome das visitas que foram em casa: Vovò Neusa Maria, Vovô Roberto, dinda Paulinha, dinda Patricia, dindo Rogério, primo Bernardo, vovô Marco, vovó Naná, bisa Neusa, vovó Pepi e Dona Josefina, vovó Nilza, Miriam, ministro Ricardo, Professora Telma, Ministra Maria das Dores, Fatima Kós, Tia Tania e Tio Erick, a outra tia Tânia, Dona Alayde, Ivany, Celia, Vera, Monica, Julio, Regina e Tom, Plinia, Tia Janete, vovó Marcia, Tia Dani.
Nossa primeira visita foi na casa da Tia Alice, no ap 302.


Não tivemos enfermeira? Quem cuidava da gente era mamãe, papai e minha avó.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem à Salvador - dia 8

Dormindo em casa!